Relatório coloca o país em décimo lugar entre democracias liberais, onde não só existe um sistema político formalmente democrático como são respeitados os direitos e liberdades da população.
Portugal é o 10.º classificado na lista das democracias liberais do planeta. Em causa estão os países onde além de um sistema político democrático existe também uma prática real de respeito pelos direitos e liberdades dos cidadãos. Apenas Noruega, Suécia, Estónia, Suíça, Dinamarca, Costa Rica, Finlândia, Austrália e Nova Zelândia estão à frente do país.
De acordo com o jornal Público, que cita o relatório anual do projeto Variedades da Democracia (V-Dem), Portugal baixa para o 11.º lugar nas análises setoriais relativas aos indicadores eleitoral, de liberdades e de igualdade social, e fica no 38.º lugar em termos de participação eleitoral.
O projeto, lançado em 2010, analisa dados de 201 países. Os resultados são obtidos através de inquéritos a mais de cinco mil pessoas de todo o mundo, entre investigadores e peritos, estando a coordenação a cargo da Universidade de Gotemburgo.
Por Diário de Notícias, Setembro de 2018