7 de Maio de 2018

Joana Vasconcelos no Guggenheim

A artista plástica é a primiera portuguesa no Guggenheim. A exposição abre ao público a 9 de junho em Bilbau.

A próxima exposição da artista plástica portuguesa abre ao público a 9 de junho em Bilbau, sendo a primeira portuguesa no Museu Guggenheim.

“I’m Your Mirror” é uma mostra com algumas das obras mais conhecidas da artista, desde 1997 até agora. É descrita como a primeira exposição individual de um artista português num Museu Guggenheim — estabelecido em Nova Iorque, em 1959, pelo milionário Solomon R. Guggenheim, e com secções em Veneza (1951), Bilbau (1997) e Abu Dabi (abertura prevista para breve).

Segundo Joana Vasconcelos, a exposição poderá vir a Portugal depois de novembro, ao Museu de Serralves, no Porto, e depois poderá viajar até ao Museu de Roterdão. Mas ainda não há datas fechadas.

A artista portuguesa, nascida em Paris em 1971, parece habituada ao pioneirismo. Em 2012, tornou-se a primeira mulher a apresentar obra no Palácio de Versalhes, em Paris, numa exposição que se tornou célebre, com um recorde de visitantes: 1,6 milhões. No ano seguinte, representou Portugal na Bienal de Arte de Veneza, com a conhecida obra do cacilheiro Trafaria Praia.

Além de Bilbau, vai apresentar este ano duas obras de arte pública em França, a convite dos municípios de Paris e de Nice.

Por Observador e Conselho da Diáspora Portuguesa, Fevereiro de 2018